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  • YAM Trilhas Educacionais

Continuando nossa conversa...a Produção de Texto e suas etapas



Da elaboração da proposta ao seu refazimento


No material anterior disponibilizado aqui em nosso Blog da YAM, destacamos a etapa A correção do texto e a análise do professor/da professora.

A YAM relembra as etapas de nossa trilha, com destaque agora para a etapa A devolutiva do texto:

  • Elaboração da proposta – contextos de produção (do professor/da professora e do aluno/da aluna)

  • Apresentação da proposta

  • Resolução da proposta – o momento da produção de texto

  • A correção do texto e a análise do professor/da professora

  • A devolutiva do texto

  • O refazimento do texto

Partindo-se da etapa anterior, pressupõe-se que a turma e a professora (ou o professor) compartilham a grade de correção ou os critérios de correção ou a rubrica. E é com base nesse referencial que a devolutiva acontecerá. Se se perder de vista, se se esquecer sua função, os parâmetros se perderão também e o que pode ocorrer é uma queda de todos os envolvidos e de todas as envolvidas no processo em um “grande fosso” das perguntas e respostas impressionistas, subjetivas, sem precisão. E a correção de textos e sua devolutiva devem seguir critérios objetivos baseados em categorias já bem definidas (e que são adaptadas considerando-se os diferentes exames externos de produção textual):

  • respeito ao tema/à tipologia ou ao gênero textual solicitado;

  • garantia de coerência/clareza ao que é apresentado (e aqui as particularidades do que se é esperado devem aparecer)

  • garantia de coesão ou de textualidade (idem)

  • linguagem apropriada (a depender da tipologia ou do gênero textual solicitado), geralmente ligada à variante padrão da língua portuguesa

Esses aspectos são gerais, amplos, e devem ser adaptados segundo os objetivos da proposta de produção textual (voltaremos a esse tópico em um próximo material).

E agora é hora de fazer a devolutiva!

Professor/professora:

  • considere seu interlocutor como a autora e o autor legitimado do texto que foi corrigido: ele ou ela escreveu tentando seguir o solicitado...isso deve ser sempre valorizado;

  • retome a grade ou os critérios ou a rubrica e indique como o autor e a autora dos textos devem entender as correções e as observações considerando, sempre, esse referencial;

  • destine um tempo considerável para esse momento: o autor e a autora terão de se lembrar da proposta, retomarem o que escreveram, cotejarem o texto de autoria com o referencial, as correções e as observações...isso exige um investimento complexo de leitura;

  • abra um momento para os comentários gerais: aspectos que queira valorizar e aspectos que, no geral, necessitam de aprimoramento;

  • selecione, com autorização do autor ou da autora, um texto que cumpriu de modo adequado o que o referencial solicitou e o apresente à turma como um exemplar da capacidade que todos e todas possuem de escrita;

  • abra um momento para a partilha dos textos, do modo como a turma quiser e dos objetivos propostos: com leitura em voz alta; com leitura silenciosa com base na troca de textos; com leitura do professor/da professora ressaltando trechos e aspectos importantes do referencial;

  • abra um segundo momento para as dúvidas individuais.

Percebeu como a devolutiva é um momento importante de todo o processo? Ela não pode ser feita em dez minutos! No planejamento, deve ser contemplada como “momento de aula”, ou seja, deve ser destinada a ela o mesmo tempo que foi destinado à produção (esse seria o cenário ideal). Por quê? Porque somente no instante em que o próprio professor ou a própria professora valoriza a devolutiva é que o aluno e a aluna também a valorizarão, como um momento especial de ter o texto corrigido, comentado, legitimado, reconhecido!


Vale destacar: É muito importante que, no momento em que a aluna ou o aluno recebe seu texto (impresso ou digitalmente), ela ou ele tenha em mãos também (ou na tela) esse referencial compartilhado, porque é ele que dará a “moldura” para a conversa que se seguirá entre quem fará a mediação e a autora/o autor do texto corrigido.

Perguntas? Sugestões? Comentários? Escreva-nos!




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