grupo de estudos
YAM - icon-01.png

YAM é uma empresa que presta assessoria linguística a pessoas e  instituições escolares, comerciais e financeiras que necessitam aprimorar conhecimentos e práticas em Língua Portuguesa. Possui como princípios de atuação o acolhimento às necessidades de um indivíduo ou de uma empresa, com foco na comunicação, na expressão e na criatividade oral e escrita.

 

O que fazemos?

 

YAM, por meio de profissionais com ampla formação acadêmica e extensa prática pedagógica, atende indivíduos e empresas com base em suas demandas específicas, que abrangem desde orientação e reforço escolar à formação de professores e capacitação linguística de gestores e colaboradores de uma instituição escolar ou comercial/financeira.

 

Para quem fazemos?

 

YAM presta seus serviços de modo personalizado/individualizado, para pequenos ou grandes grupos, a depender da necessidade apresentada (aulas, palestras, oficinas, grupos de estudo)

Por que fazemos?

 

A Língua Portuguesa é o principal canal por meio do qual pessoas interagem, seja na escola, no trabalho, em viagens, nos mais diversos grupos. Por meio dela, acessam-se e ampliam-se conhecimentos, desenvolvem-se habilidades, constroem-se competências. Por isso, YAM tem como público-alvo todos aqueles e todas aquelas que necessitam de uma atualização ou um aprimoramento linguístico para melhor atuarem em seus círculos de convivência.

 

Onde atuamos?

 

YAM atua por meio do ensino-aprendizagem remoto (aulas e encontros on-line) e presencialmente (em residências, escolas e empresas).

Marcia-Amanda-Celestini

IDEALIZADORAS &

GESTORAS DO YAM

YAM somos nós! Educadoras com ampla formação e experiência em escolas públicas e particulares que criaram esta “ambiência de aprendizagem” como um imenso espaço de debates e partilha de práticas. Oferecemos diversos serviços e a possibilidade de cada pessoa ou empresa construir sua própria trilha educacional!

Para mais informações sobre nossa formação e nossa experiência profissional, acesse nosso currículo completo em nosso Linkedin

Marcia-Celestini
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

Márcia Celestini Vaz

 

Doutora em Linguagem e Educação (FEUSP)

Mestre em Comunicação e Semiótica (PUCSP)

Especialista em Literatura (PUCSP) 

Bacharel, com licenciatura plena, em Língua e Literatura Portuguesas (PUCSP). 

 

Docente das áreas de Língua Portuguesa (leitura, produção e interpretação de textos), Linguística e Literatura, com experiência em docência dos Ensinos Fundamental e Médio (em instituições de ensino públicas e particulares) desde 1992 e no Ensino Superior, desde 1999, no qual atuou também como coordenadora de cursos de licenciatura - Pedagogia e Letras - por cinco anos (2002-2007). Desenvolve trabalhos de revisão gramatical e reestruturação de textos institucionais e acadêmicos. Presta assessoria linguística e pedagógica a instituições educacionais.

Formação Acadêmica 

 

Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado): Linguagem e Educação – Faculdade de Educação da USP – Título da Tese: Modos de ler e dizer do sujeito: paráfrase, gestos de interpretação e autoria nas licenciaturas em Letras e Pedagogia. 2004-2008. 

 

Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado): Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Título da Dissertação: Dioniso e a metáfora como (des)velamento co(s)mico. A escritura como corpo e a fragmentação da escritura. 1992-1996. 

 

Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização): Literatura – Título da Monografia: Dioniso e a enunciação metafórica no texto mítico. A metáfora como mergulho e ascensão. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. 1995-1996. 

 

Graduação: Bacharelado e Licenciatura em Língua e Literatura Portuguesas – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. 1985-1990. 

Amanda Celestini
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

AMANDA CELESTINI MENDONÇA

 

Bacharel, com licenciatura plena, em Língua e Literatura Portuguesas e Linguística (USP). Pedagoga (UNINOVE). Psicopedagoga (FMU). Docente das áreas de Língua Portuguesa (leitura, produção e interpretação de textos), Linguística e Literatura, com experiência em docência no Ensino Fundamental II (em instituições de ensino público e privado) desde 2006 e no Ensino Superior, desde 2006, no qual atuou também como coordenadora de cursos de extensão referentes à Pedagogia e Letras – por cinco anos (2003-2007). Desenvolveu trabalhos de revisão gramatical e reestruturação de textos institucionais e acadêmicos. Coordenadora da área de Linguagem do Ensino Fundamental II, na Fundação Bradesco, elaborando materiais didáticos, propostas pedagógicas, projetos relativos à leitura e à produção textual; orientando o corpo docente à distância, por meio de publicação de documentos em sites da Instituição e diálogos via e-mail e telefone, bem como em reuniões de formação in loco (2011 – 2015). Professora de Língua Portuguesa da Educação Infantil ao 4o ano do Ensino Fundamental I em escola bilíngue (2015 - 2018). Coordenadora da área de Língua Portuguesa da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental I (2019), mediando a aplicação de metodologias ativas, base do programa canadense de ensino, bem como a formação de professores no que diz respeito às modalidades de leitura e escrita para a formação de leitores e escritores críticos e autônomos. Professora de Língua Portuguesa do 4º ao 8º ano (atualmente), responsável pelo desenvolvimento das competências leitoras e escritoras por meio da aplicação de metodologias ativas e metodologia baseada em projetos. 

Formação Acadêmica

 

Bacharelado e Licenciatura em Língua e Literatura Portuguesas e Linguística – Universidade de São Paulo – USP. 2000 – 2005 

Graduação: Bacharelado e Licenciatura em Pedagogia – Universidade Nove de Julho – 2009 -2011. 

Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional – FMU. 2017-2019.